logo

Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.
hello@youremail.com
+1234567890

Blog

planejamento-estrategico-2016

Planejamento estratégico é base para a tomada de decisões e sustentabilidade econômica

A gestão e a sustentabilidade econômica são elementos fundamentais para o sucesso de organizações sem fins lucrativos ou negócios de impacto social criados por empreendedores comprometidos com causas de interesse público. Porém, para que o sonho que se tornou realidade continue sendo real – e financeiramente viável -, é necessário encontrar os caminhos adequados.

Normalmente, a sensação vivenciada pelos administradores de organizações, de estar sempre “apagando incêndio” ou “correndo atrás”, é sintoma de que chegou a hora de investir na realização de um planejamento estruturado e na revisão do planejamento.

Considerado o pai da administração moderna, o professor e consultor de origem austríaca Peter Drucker (1909–2005) costumava afirmar que “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”.

Baseando-se nesta premissa, fica claro que a adoção de um planejamento estratégico faz toda a diferença para obter êxito no direcionamento da organização, pertença ela ao Terceiro Setor, ao poder público ou à iniciativa privada.

Processo gerencial alicerçado em coerência e sustentação, o planejamento estratégico é voltado à formulação de objetivos para a seleção e a execução de programas de ação. Ao delinear o caminho a seguir, o gestor deve levar em consideração as condições internas e externas da organização e a evolução esperada, principalmente em médio e longo prazos.

No Terceiro Setor, o planejamento estratégico se apresenta como atividade fundamental para a conquista da sustentabilidade econômica das organizações. A clareza quanto ao direcionamento (missão, visão e valores), necessidades do público alvo, da equipe, pontos fortes, desafios, ameaças e oportunidades, além da elaboração de um plano de ação claro e factível para a realização dos serviços, são elementos valorizados pelas fontes de recursos e investidores de impacto social.

Porém, definir as estratégias mais eficientes para o impacto social positivo nem sempre é tarefa fácil. Convém que os gestores se cerquem de profissionais da mais alta competência para ajudá-lo a refletir e implementar um planejamento estratégico. Com esta visão está traçado o caminho para o sucesso.

A Social Profit atua também com planejamento e governança voltados a organizações do Terceiro Setor. Saiba mais AQUI.