A sustentabilidade econômica de uma organização do Terceiro Setor está diretamente relacionada à sua capacidade de conquistar, manter e diversificar suas fontes de recursos. E, para mobilizar recursos, as organizações sem fins lucrativos desenvolvem diversas atividades e estratégias, tais como acessar empresas, criar quadros de mantenedores pessoas físicas, licenciar marcas, criar fundos patrimoniais, recorrer a editais diversos (públicos e privados), vender produtos e prestar serviços, por exemplo. Qualquer associação ou fundação que mobiliza recursos de forma planejada e continuada já colocou na pauta de seu planejamento a necessidade de diversificar fontes de recursos como forma de diminuir o risco de sua sustentabilidade econômica.
Nesse contexto, mobilizar recursos por meio de Legados, além de ser uma opção muito pouco utilizada no Brasil, seguramente é uma alternativa ímpar para organizações que cultivam o relacionamento com seus doadores e financiadores. Afinal, não podem existir pessoas mais comprometidas com uma organização ou causa social do que aquelas que direcionam bens pessoais, que comporiam sua herança, para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável.
Mas afinal o que é um Legado? Legado é coisa certa e determinada ou quantia em dinheiro deixada a alguém em testamento ou em outro ato de disposição de última vontade admitido em direito. Ou simplesmente: Legado é o bem ou o valor que alguém deixa a outrem por meio de disposição de última vontade; sendo o mais comum o testamento.
Dicas para mobilizar recursos por meio de Legados
- Desenvolva a estratégia de maneira juridicamente adequada, respeitando e aproveitando os benefícios da legislação vigente (imunidades e isenções).
- Comunique os apoiadores da possibilidade de legar parte de seus bens à organização.
- Entenda as razões pela qual os apoiadores deixariam parte de seus bens em seus testamentos para a organização. Trace um perfil desses apoiadores e procure em seu banco de dados indivíduos semelhantes.
- A captação de recursos por Legados possui a característica de ser a com o maior intervalo entre a intenção e o recebimento do bem ou quantia anunciada. Tenha paciência!
- Forneça informações técnicas adequadas para auxiliar potenciais apoiadores a deixar um Legado para a organização.
- Assessore corretamente apoiadores interessados sobre como fazer para deixar um Legado para a organização.
- Desenvolva relacionamento com seus apoiadores, abra as portas da organização para eles, faça com que eles se sintam parte da entidade e possam ter a certeza de que o seu Legado será bem utilizado.
Para conhecer nossos serviços visite www.socialprofit.com.br
Deixe um comentário