logo

Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.
hello@youremail.com
+1234567890

Blog

project-management1_1_

Elaboração de projetos como ferramenta de captação de recursos

A diversificação das fontes de recursos de uma organização é ponto essencial para atingir a sustentabilidade das ações implementadas, já que isso implica em mais segurança e possibilidades para os projetos a serem realizados.

Dentre as diferentes ferramentas de captação de recursos que podem ser utilizadas pelas organizações da sociedade civil para manter sua sustentabilidade está a elaboração de projetos – que podem ser destinados a editais nacionais ou internacionais e a possíveis financiadores. Projetos bem escritos e detalhados não só trazem mais credibilidade à instituição, como também ajudam – e muito – no planejamento das atividades.

Então, antes de colocar suas ideias no papel, é importante ter em mente todos os passos necessários para aquele projeto se concretizar, realizando reuniões de brainstorming com a equipe envolvida e avaliando todas as possibilidades. É preciso definir o objetivo da organização e do projeto, a equipe envolvida, os custos, o impacto e os passos necessários para atingir o objetivo principal.

Um projeto basicamente precisa conter os seguintes passos:

– Breve apresentação da instituição

– Apresentação resumida do projeto a ser financiado

– Qual é o cenário em que este projeto será inserido: contexto social, realidade da comunidade, estatísticas etc.;

– Justificativa: por que o projeto é importante?

– Público-alvo: quem será beneficiado?

– Objetivos: o que será realizado?

– Metas: o que será feito para se atingir os objetivos?

– Avaliação do impacto: quais ferramentas serão utilizadas para medir os resultados?

– Metodologia: como o projeto será executado?

Além disso, é preciso inserir também um cronograma, uma descrição da equipe envolvida e o orçamento detalhado para realizar as ações.

Escrever um bom projeto pode fazer toda a diferença para a captação de recursos de sua instituição. Então, realize um planejamento e dedique um tempo para que o projeto fique completo e não deixe dúvidas no financiador. Para saber mais, clique AQUI.